segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O que seria diferente do lugar em que trabalho hoje

     Escrevi esse texto abaixo com quase forte emoção, por isto talvez represente radicalismo, ou o que eu realmente penso. Mas enfim, o que foi escrito teve uma dose de ardor e pouca de pensamento claro.


     Sabe que as vezes tenderia a burocratizar muito?! Querer formalizar cada coisa!? Ou não? É complicada a escolha entre uma empresa com cultura formal ou informal, ou o equilibrio entre as duas. O ambiente que circunda nossa empresa pode exigir determinada forma de organização desta, mais ou menos formal.
 

     Há de se haver uma enorme organização numa empresa "desorganizada", e nem todos os chefes estão dispostos a buscar isto.  O capitulo da Multicom do livro Imagens da Organização oferece um excelente exemplo de organização através da "desorganização".
 

     Para que você consigo ter uma empresa quase sem hierarquia, como colocado acima, necessita-se de uma maturidade imensa das pessoas que a compõem, e nossa própria cultura local, regional, nacional, não forma esse tipo de maturidade.
 

     Acredito numa questão bem básica e talvez alguns não compreendam pela objetividade com que estou escrevendo. Mas, antes de termos organizações "livres", proativas, sem hierarquia e lideres, havemos de ter uma sociedade com cada ser plenamente maturo em consciência, algo como a utopia de marx, em seu ideologia por uma sociedade justa, baseado na evolução do pensamento coletivo. Com isto sim, em consequencia, teremos organizações holográficas, em que cada pessoa compõe toda organização.
 

     Pode ser, que alguns países europeus desfrutem de tal pensamento, mas, como as organizações refletem seu ambiente e muitas vezes são compostas por várias culturas, é muito dificil acreditar nessa evolução em uma década. Mas vamos lutar por isso! Vamos criar uma cadeia de suprimentos única, diferente de toda cultura existente. rsrsrs.
 

     Só continuando a reflexão e exemplificando o citado acima...
 

     Enquanto houver operário ou alguem que tenha que fazer uma parte monótona e continua do serviço, não há de haver total falta de hierarquia ou flexibilização do trabalho. Os engenheiros, designers, podem desfrutar de tal cultura, já que seus trabalhos são mentais. Porém não há como dizer pra um operário da Ford que ele pode ir pra casa e só voltar a trabalhar quando se sentir a vontade pra produzir a demanda programada, é loucura. É todo um sistema produtivo atual arraigado dos principios de 80 anos atrás, a alienação continua ai solta, sob um grande disfarce (melhoras condições ambientais,trabalhistas), é claro.
     

     E mais loucura ainda é o que estou pra concluir..
   

     O que as mentes vaguardas da administração estão buscando são organizações "comunistas". Não sei aonde vai parar essa ideologia, já que o fundamento inicial das organizações é a busca pelo lucro.
    

     Se tivesse "tempo"(vontade) iria explicar melhor essa relação da neoideologia das organizações X capitalismo selvagem.
      
     O que está sendo pregado, só será inteiramente válido quando todos numa empresa forem seus donos. :O

      As conclusões que eu tiro, de maneira hipotética, e que podem não corresponder ao que realmente os vanguardistas da administração estão buscando, são as conclusões que gostaria que fossem reais.

PS: acordei comunista hoje.

Um comentário: