sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Administrador! Qual seu papel?

     Qual o papel de um administrador? Com certeza não podemos inferir uma definição simplista sobre um palavra que tem conceito amplo. Esse costume que temos de simplicar demais as coisas para que elas possam se fixar em nossos mapas mentais é perigoso, pois você pode se fechar a uma visão de mundo que só leva em consideração sua definição e em consequência suas ações terão como base um pensamento unilateral De maneira simples, seu comportamento será totalmente moldado ao que você entende pela palavra e por isso bem limitado. O que se pode fazer é tornar-se autodidata, querendo sempre desafiar as definições e até conceitos. Qual seria então o papel de um administrador?
   
     Com certeza antes da 'era' capitalista, já haviam pessoas que buscavam otimizar o uso de recursos materiais,financeiros,humanos,temporais em prol de um objetivo, levando em consideração suas forças e fraquezas e os possiveis riscos para o alcance do mesmo. Tudo isto era feito por intuição, como uma busca realmente de se fazer o melhor em determinada coisa, como uma guerra, por exemplo, em que os tiranicos faziam todo planejamento e procuravam mensurar a duração em dias,meses,anos de seus alimentos e analisavam as diferentes estratégias de combate linkado aos diferentes locais. Enfim, esse espirito humano de querer analisar, empreender e criar. 
     
     Mas toda essa intuição e sistemização antiga e atual deve ser voltada para o que? Para guerra? Para administrar o Estado? Administrar a empresa? E a comunidade?

     Um conceito que aprendi e que me venceu vem do movimento empresa júnior. No MEJ passamos a ser jovens autodidatas, sedentos por conhecimento e buscando a evolução em cada trabalho com o intuito de transformar a sociedade! Não queremos e não devemos ser meros lotes encomendados para o mercado de trabalho. Queremos e devemos ser agentes da mudança, desafiando o estabelecido em busca de uma sociedade mais justa e menos cruel na qual valores de humanidade, solidariedade, honestidade não devem ser invertidos, transformando-se em raridades. Devemos tornar esses principios a base de nossas ações, e entre elas as de administrar. Sem dúvida, nossa postura ativa irá canalizar as mudanças ao nosso redor que em rede se tornarão a alavanca para mudança em conjunto.
   
     Qual o papel do administrador?
     Será minha visão solidária?
     Ou egoista? Criando uma falsa ilusão para autoproteção?
     
     Acredito que o convivio intenso comigo pode dar a resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário